(Des) respeito




Graça e paz queridos,

Existem algumas palavras que são muito fortes, e eu sou um apaixonado pelo significado das palavras; gasto horas na tentativa de desdobrá - las. Vivo  uma intensa busca de conhecê - las.
Respeito é uma dessas palavras fortes, de grandes significados. Por exemplo : Respeito é um substantivo masculino oriundo do latim respectus que é um sentimento positivo e significa ação ou efeito de respeitar, apreço, consideração, deferência. Ter respeito por alguém também pode implicar um comportamento de submissão e temor.
O respeito é um dos valores mais importantes do ser humano e tem grande importância na interação social. Observamos portanto, nesse inicio de conversa o valor imprescindível do respeito.
Mas queridos, como falar de respeito, sem lembrar seu antônimo (o desrespeito); que infelizmente é bastante praticado em nossa sociedade? O mesmo  chega ao absurdo de ser visto como comum por alguns indivíduos, outros até o exercem como ofício. Gente, enquanto respeito é algo benéfico, por exemplo é aquilo que me faz "considerar" o meu próximo - que me faz perceber que ela  (e) tem direito de escolher o que quer ser, ou fazer. Desrespeito é totalmente contrário, é  desconsiderar; é a falta do respeito (ausência); desrespeito é maléfico. Sabe o que é triste? Triste é ver esse mal alastrar -se como chamas sobre o palheiro, irrestritamente! Engana - se quem pensa que o desrespeito tenha locais prediletos, ou esteja só em alguns ambientes. O ser humano infelizmente tem se especializado -se em desrespeitar, desrespeitam a natureza; desrespeitam as leis civis; as leis naturais; desrespeitam o ser humano. Quem deveria ter respeito, se ausenta do mesmo. Onde deveria ter respeito, pra decepção nossa é onde não o encontramos. E falando aos "crentes" (principalmente aos "crentões") a igreja precisa ser o estandarte do RESPEITO, porém infelizmente o desrespeito também tem se entranhado por aqui. Os púlpitos deixam de ser espaço de protesto em prol da verdade, do amor, do cuidado, da compreensão; pra ser um eco desrespeitoso aos que sofrem! Na igreja deveria ser o espaço onde as desigualdades fossem sanadas (uma vez que a cruz nos nivelou), infelizmente não - fazem ainda distinção, diferenciação por classe, por posição social, e até mesmo por cor. Isso mesmo as diferenças raciais dentro das igrejas existem e são varridas de forma sutil para debaixo do tapete. Somos ou não somos todos iguais perante o senhor? Se somos, esse princípio tem sido desrespeitado. Respeitar é sobretudo considerar a outra pessoa com suas diferenças pessoais. Respeitar é colocar distância diante da visão diferente de outra pessoa. Ele, portanto, nos ajuda a não julgá-la pela sua escolha ou opinião.
O desrespeito acontece quando a vida humana é colocada em segundo plano dentro da casa de Deus, é quando a lei vale mais do que a vida. É quando pessoas são desdenhadas, sub julgadas, excluídas; até mesmo ultrajadas pelo simples fato de ter suas convicções pessoais diferente da grande maioria. Em ambientes religiosos pessoas tem sido privadas de exercerem sua humanidade, é um desrespeito a criação; a perfeita criação do senhor. Ele nos fez gente, nem somos ANJOS; muito menos MÁQUINA. Quanto mais humanos conseguimos ser, mais próximos de Deus estaremos. Mas a religiosidade exagerada (anti bíblica) tem tentado transformar seus seguidores em seres "mega perfeitos", "imbatíveis", "invencíveis" , "inerrantes" e "infalíveis"; utopia! Em ambientes como esses se vivem a inverdade, neles não cabe por exemplo a sinceridade de assumir que "falhou", "errou" e muito menos que pecou. Desrespeitam a vida criação, pois somos humanos, Deus me fez gente e não máquina. É uma desvalorização do ser, quando o que eu faço é levado em consideração com muito mais elevação do que o que sou. Desumana e irresponsável essa postura de deixar que na igreja do senhor o "ter" seja mais importante do que o "ser"; mas infelizmente esse tipo de inversão não é percebido pelos "supra sumos" da espiritualidade! Queridos, mas o que fazer pra restabelece o respeito? O primeiro passo é intender que o RESPEITO não é um luxo, é uma necessidade. Todos precisam ser respeitados, absolutamente todos são dignos de serem respeitados! respeitar é apreço, estima, consideração, reverência, submissão e até mesmo gentileza é sinônimo de respeito. Queridos é preciso respeitar, pra ser respeitado!

Comentários